









A Lenda do Rei Arthur
Este bimestre assistimos ao filme de Antoine Fuqua, de 2004 A Lenda do Rei Arthur.
Embora os historiadores não concordem com os fatos históricos no filme descrito, achei ótimo para que os alunos pudessem entender melhor a formação da Grã-Bretanha.
Arthur e seus cavaleiros ( provenientes das tribos conquistadas pelo Império Romano) enfrentam os saxões, que invadem a Grã-Bretanha quando o império em decadência está se retirando,d eixando os habitantes da ilha a mercê dos invasores.
Eixo Temático: Recepção e produção de textos orais e escritos / Gênero: narrativo
Objetivos: Compreensão e produção de textos .
- Identificar o tema e estabelecer aspectos e condições de sua produção.
- Inferir sentidos a partir do contexto.
- Discutir sobre o papel do líder na sociedade moderna, fazendo um paralelo entre os conflitos vivivos por Arthur no filme e suas decisões, levando em consideração a necessidade de um povo.
- Inferir sobre os possíveis conflitos vividos por um líder que realmente queira viver em favor do povo liderado, buscando o melhor do outro e não os próprios interesses.
- Análise da sociedade da época e seus líderes e a sociedade atual, traçando um paralelo.
Primeiro os alunos tiveram contato com um texto informativo sobre a origem dos ingleses, em seguida eles pesquisaram o mapa do reino unido , para conhecerem, consequentemente os países que posteriormente foram agregados.
Principalmente, falamos em sala sobre o herói romântico, o líder idealizado, e o ideal de um líder.
As apresentações do 2M foram na sala, mas a apresentação do 3t foi na culminância do Projeto de Português da Professora Eva Ozana e com o auxílio da supervisora Daniela Rodrigues.
Parabéns aos alunos.
Os alunos do 3t estavam ótimos, a cena do beijo de Guinevere e Arthur foi emocionante, Taís Pereira e Felipe Barros estavam ótimos , os alunos pediram bis... Jonathan e Janino ficaram excelentes como cavaleiros. As guerreiras foram: Rhaíssa, Hellen, Camila , Carla, Vanessa , Deysy e Thaís Dias. Valeu o esforço.