Em agosto realizamos o projeto sobre a História da única escola de 2o. grau de P. Azul.
Seguem abaixo algumas das atividades desenvolvidas.
Nesta foto, as autoras do novo hino da escola, Edlaine, Laís, Lorena, Manuela e Larissa do 3t., a composição foi coordenada pela professora Eva Ozana.

Olhe só o nosso Cassiano Mendes, o Rafael do 2T, ao fundo a linha do tempo.

O Grupo Artvale apresentou a música Cálice, de Chico Buarque, para falar sobre a ditadura militar, pois a escola foi criada durante o regime militar. Na foto a seguir temos, Danilo Alves, como o sacerdote do ' cale-se' que muitos tiveram de beber durante a ditadura militar. Parabéns a William pela coordenação.

Os alunos ainda escreveram seus ' Memory Book' , contando sua própria história.
Cassiano Mendes, Uma Lição de Vida
História ( do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) – Ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço .
‘ ... Empreste seus ouvidos para ouvir minha história
Empreste seus olhos para ver o meu corpo
Empreste sua lembrança para minha memória
Empreste seu riso para minha gente...’
Heitor de Pedra Azul
PROJETO PEDAGÓGICO
E. E. Cassiano Mendes - uma Lição de Vida
Escola Estadual Cassiano Mendes
Ano: 2010
Gestão: Ana Lúcia P. Costa / Vice-Diretora: Wanda
Supervisoras: Daniela Gad – Irismar
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Cassiano Mendes, única escola de ensino médio da cidade, é sem dúvida, de vital importância para a sociedade de Pedra Azul. Por esta escola passaram a grande maioria dos líderes da nossa cidade. Sua existência e propósito é a formação de nossos jovens.
Conhecer sua história e situar seu surgimento num contexto político e histórico faz-se urgente , já que até o presente momento, não temos registro escrito dessa história.
Prestar uma homenagem àqueles que vieram antes de nós, levando a uma reflexão crítica sobre o passado confrontando-o com o presente se faz necessário, já que a educação para a cidadania se efetua dentro dos muros da escola mas seus frutos são colhidos justamente fora deles ; é quando a educação afeta o nosso modo de vermos a nós mesmos e nossa atuação diante da sociedade se torna eficaz.
Segundo John Gardner ‘ A história nunca parece história quando a gente a está vivendo.’
A ação educacional deve ser a razão de ser de uma escola. Esta ação deve aproximar o conceito ao máximo da realidade do aluno.
Enquanto resgatamos a história da escola, seus atores e agentes, queremos também, levar o aluno ao encontro de sua própria história, para construção de sua identidade e cidadania.
OBJETIVOS GERAIS
Trabalhar o conceito de o que é História de forma experimental.
Conduzir o jovem aluno a entender a ‘História presente’ em seu cotidiano, fazendo-o
refletir no papel da cidadania no fazer histórico.
Levar o jovem estudante do Ensino Médio a conhecer um pouco da história da E. E. Cassiano Mendes, ao mesmo tempo que se propõe a despertar sua sensibilidade para entender e respeitar o passado do ‘ outro’ , na figura da pessoa idosa.
Incentivar o interesse pelo patrimônio histórico.
Confrontar passado e presente como forma de planejamento do futuro.
Desenvolver no aluno o interesse pelos assuntos locais, ao mesmo tempo situando-o paralelamente aos acontecimentos mundiais.
Fazer o aluno refletir como fatos locais são afetados por acontecimentos mundiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir o acervo fotográfico permanente da escola, com a galeria de ex-diretores, professores bem como levantamento da memória escolar.
Arquivar no blog da escola todas as pesquisas feitas pelos alunos, para utilização pela comunidade escolar e do município.
Elaborar livro/ jornal com assuntos relativos à escola.
Desenhar linha do tempo intercalando fatos locais e mundiais, com relação à história da escola.
DESENVOLVIMENTO
. Os alunos dos 1os. Anos pesquisarão a vida dos ex-alunos ilustres e montarão estandes
para visitação.
. Os alunos dos 3os. Anos comporão letra e música do hino da escola.
. Apresentação da linha do tempo pelos alunos com fatos marcantes de cada década.
. Redação de poemas e artigos sobre professores e a história da escola.
. Cerimonial com a presença de ex-alunos e diretores para receberem homenagens.
. Apresentação cênica dos alunos com fatos marcantes da linha do tempo.
. Através de pesquisa feita pelos próprios alunos com entrevistas escritas e filmadas, lançadas no ‘ you tube’, os alunos construirão o acervo sobre a história da escola.
. Redação, com ajuda de professores e alunos de livro entitulado ‘ Cassiano, Uma Lição de Vida’, com os depoimentos de diretores e professores sobre a prática pedagógica e história da Escola.
. Estudo em sala de aula, da linha do tempo dos diretores da escola, com paralelo da história mundial. O aluno será capaz de identificar o diretor da época e os principais fatos marcantes ocorridos nacional e mundialmente naquela época.
EXECUÇÃO
Alunos do turno vespertino, professores, bibliotecários, supervisores.
Veja abaixo, Os standes em homenagem aos ex-alunos da Cassiano Mendes.




Nas fotos acima, os standes de Maíra Botelho e Dani Morais, a linha do tempo, os alunos do 2T, 1T6 e 3T1, dançando rap, na linha do tempo representando os anos 2000, alunas do 1t e t1, e o cerimonial em homenagem aos ex-diretores e ex-alunos.





Seguem, nas fotos acima, Sr. Hélio José de Souza, primeiro diretor da escola, inaugurando a galeria dos ex-diretores, na apresentação musical da linha do tempo, temos as frenéticas, representadas pelas alunas do 2t1, e o desfile dos brinquedos e brincadeiras dos anos 90. Temos ainda Sabino Marcos, homenageado, e sua apresentação humorística.

O Grupo Artvale apresentou a música Cálice, de Chico Buarque, para falar sobre a ditadura militar, pois a escola foi criada durante o regime militar. Na foto a seguir temos, Danilo Alves, como o sacerdote do ' cale-se' que muitos tiveram de beber durante a ditadura militar. Parabéns a William pela coordenação.

Os alunos ainda escreveram seus ' Memory Book' , contando sua própria história.
Cassiano Mendes, Uma Lição de Vida
História ( do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) – Ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço .
‘ ... Empreste seus ouvidos para ouvir minha história
Empreste seus olhos para ver o meu corpo
Empreste sua lembrança para minha memória
Empreste seu riso para minha gente...’
Heitor de Pedra Azul
PROJETO PEDAGÓGICO
E. E. Cassiano Mendes - uma Lição de Vida
Escola Estadual Cassiano Mendes
Ano: 2010
Gestão: Ana Lúcia P. Costa / Vice-Diretora: Wanda
Supervisoras: Daniela Gad – Irismar
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Cassiano Mendes, única escola de ensino médio da cidade, é sem dúvida, de vital importância para a sociedade de Pedra Azul. Por esta escola passaram a grande maioria dos líderes da nossa cidade. Sua existência e propósito é a formação de nossos jovens.
Conhecer sua história e situar seu surgimento num contexto político e histórico faz-se urgente , já que até o presente momento, não temos registro escrito dessa história.
Prestar uma homenagem àqueles que vieram antes de nós, levando a uma reflexão crítica sobre o passado confrontando-o com o presente se faz necessário, já que a educação para a cidadania se efetua dentro dos muros da escola mas seus frutos são colhidos justamente fora deles ; é quando a educação afeta o nosso modo de vermos a nós mesmos e nossa atuação diante da sociedade se torna eficaz.
Segundo John Gardner ‘ A história nunca parece história quando a gente a está vivendo.’
A ação educacional deve ser a razão de ser de uma escola. Esta ação deve aproximar o conceito ao máximo da realidade do aluno.
Enquanto resgatamos a história da escola, seus atores e agentes, queremos também, levar o aluno ao encontro de sua própria história, para construção de sua identidade e cidadania.
OBJETIVOS GERAIS
Trabalhar o conceito de o que é História de forma experimental.
Conduzir o jovem aluno a entender a ‘História presente’ em seu cotidiano, fazendo-o
refletir no papel da cidadania no fazer histórico.
Levar o jovem estudante do Ensino Médio a conhecer um pouco da história da E. E. Cassiano Mendes, ao mesmo tempo que se propõe a despertar sua sensibilidade para entender e respeitar o passado do ‘ outro’ , na figura da pessoa idosa.
Incentivar o interesse pelo patrimônio histórico.
Confrontar passado e presente como forma de planejamento do futuro.
Desenvolver no aluno o interesse pelos assuntos locais, ao mesmo tempo situando-o paralelamente aos acontecimentos mundiais.
Fazer o aluno refletir como fatos locais são afetados por acontecimentos mundiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir o acervo fotográfico permanente da escola, com a galeria de ex-diretores, professores bem como levantamento da memória escolar.
Arquivar no blog da escola todas as pesquisas feitas pelos alunos, para utilização pela comunidade escolar e do município.
Elaborar livro/ jornal com assuntos relativos à escola.
Desenhar linha do tempo intercalando fatos locais e mundiais, com relação à história da escola.
DESENVOLVIMENTO
. Os alunos dos 1os. Anos pesquisarão a vida dos ex-alunos ilustres e montarão estandes
para visitação.
. Os alunos dos 3os. Anos comporão letra e música do hino da escola.
. Apresentação da linha do tempo pelos alunos com fatos marcantes de cada década.
. Redação de poemas e artigos sobre professores e a história da escola.
. Cerimonial com a presença de ex-alunos e diretores para receberem homenagens.
. Apresentação cênica dos alunos com fatos marcantes da linha do tempo.
. Através de pesquisa feita pelos próprios alunos com entrevistas escritas e filmadas, lançadas no ‘ you tube’, os alunos construirão o acervo sobre a história da escola.
. Redação, com ajuda de professores e alunos de livro entitulado ‘ Cassiano, Uma Lição de Vida’, com os depoimentos de diretores e professores sobre a prática pedagógica e história da Escola.
. Estudo em sala de aula, da linha do tempo dos diretores da escola, com paralelo da história mundial. O aluno será capaz de identificar o diretor da época e os principais fatos marcantes ocorridos nacional e mundialmente naquela época.
EXECUÇÃO
Alunos do turno vespertino, professores, bibliotecários, supervisores.
Veja abaixo, Os standes em homenagem aos ex-alunos da Cassiano Mendes.
No stand de Maíra Botelho , pudemos contar com a presença de Amélia Botelho , a nossa 'Amelinha ', mãe de Maíra.





Nas fotos acima, os standes de Maíra Botelho e Dani Morais, a linha do tempo, os alunos do 2T, 1T6 e 3T1, dançando rap, na linha do tempo representando os anos 2000, alunas do 1t e t1, e o cerimonial em homenagem aos ex-diretores e ex-alunos.





Seguem, nas fotos acima, Sr. Hélio José de Souza, primeiro diretor da escola, inaugurando a galeria dos ex-diretores, na apresentação musical da linha do tempo, temos as frenéticas, representadas pelas alunas do 2t1, e o desfile dos brinquedos e brincadeiras dos anos 90. Temos ainda Sabino Marcos, homenageado, e sua apresentação humorística.
Na sequência abaixo, temos o grupo ARTVALE, que deu um show sobre a ditadura nos anos 60/70 - com a música Cálice de Chico Buarque. Foi uma apresentação maravilhosa. Nossos agradecimentos aos componentes do grupo: William ,Danilo Alves, Bruna, Natália ( 3T), Viviane, Laísa, Kaique ( 2M), Pricila, Rafael, Maurício e Marina.



Os Beatles, na linha do tempo, anos 60, com os nossos alunos do 3T1 e 1T ficaram demais: Rérisson, Wallas, José Eduardo e Bruno arrasara, os do 3t dançaram ao som dos Beatles.
Temos ainda, os brinquedos e brincadeiras dos anos 90, com os alunos do 2T2.

Nossos Beatles estão demais.
Abaixo, Sr. Hélio Jose de Souza, ( primeiro diretor da Cassiano Mendes ) diante da Linha tempo, contando a história da E.E.Cassiano Mendes, com alunas do 2T1
Abaixo, Sabino Marcos e sua esposa, no estande montado pelas Professoras Mércia e Maria Júlia Rodrigues, também na foto Franciele do 1t3.

Sr. Hélio Jose de Souza - primeiro diretor da Cassiano Mends, entre alunos, ao fundo a linha do tempo contando a história da Cassiano, do mundo e de Pedra Azul.

Stand em homenagem a Clésio Veloso, montado pelos alunos do 3t2, com a coordenação da professora Edma. Abaixo, foto de Maurick do 3t2 e a professora Manuelane Xavier.
Daniela Gad, supervisora, Maria das Neves., Marleninha, Mércia e Amelinha, mãe de Maíra Botelho, no stand montado pela professora Orquídea Maranhão e os alunos do 1T4.



Os Beatles, na linha do tempo, anos 60, com os nossos alunos do 3T1 e 1T ficaram demais: Rérisson, Wallas, José Eduardo e Bruno arrasara, os do 3t dançaram ao som dos Beatles.
Temos ainda, os brinquedos e brincadeiras dos anos 90, com os alunos do 2T2.
Nossos Beatles estão demais.
Abaixo, Sr. Hélio Jose de Souza, ( primeiro diretor da Cassiano Mendes ) diante da Linha tempo, contando a história da E.E.Cassiano Mendes, com alunas do 2T1
Abaixo, Sabino Marcos e sua esposa, no estande montado pelas Professoras Mércia e Maria Júlia Rodrigues, também na foto Franciele do 1t3.
Sr. Hélio Jose de Souza - primeiro diretor da Cassiano Mends, entre alunos, ao fundo a linha do tempo contando a história da Cassiano, do mundo e de Pedra Azul.

Stand em homenagem a Clésio Veloso, montado pelos alunos do 3t2, com a coordenação da professora Edma. Abaixo, foto de Maurick do 3t2 e a professora Manuelane Xavier.
Daniela Gad, supervisora, Maria das Neves., Marleninha, Mércia e Amelinha, mãe de Maíra Botelho, no stand montado pela professora Orquídea Maranhão e os alunos do 1T4.Abaixo, o aluno Paulo César - 1t1 como Paulinho Pedra Azul.
Abaixo, Dani Gad, com as alunas Cristina e Ivone do 1t6 que organizaram o stand sobre o cantor do ' Mimar Você' - Jovino, que só eu que fui professora o chamo assim, é claro que estamos falando de Jove.


Vítor Murilo e a banda da Igreja de Cristo, apresentando o HIno da Escola. Vítor, filho de Sérgio Tróia, também músico e compositor local, é ex-aluno da Cassiano Mendes e fez arranjos e melodia do hino da escola.
A linha do tempo, sobre os anos 60 e 70, mostrando o mundo e Pedra Azul na época.

Abaixo, Dani Gad, com as alunas Cristina e Ivone do 1t6 que organizaram o stand sobre o cantor do ' Mimar Você' - Jovino, que só eu que fui professora o chamo assim, é claro que estamos falando de Jove.
Abaixo, o stand do 2t2 , brinquedos e brincadeiras dos anos 90. Na outra foto, alunos apreciando fotos da linha do tempo da escola com cenas do cotidiano escolar.


Vítor Murilo e a banda da Igreja de Cristo, apresentando o HIno da Escola. Vítor, filho de Sérgio Tróia, também músico e compositor local, é ex-aluno da Cassiano Mendes e fez arranjos e melodia do hino da escola.
A linha do tempo, sobre os anos 60 e 70, mostrando o mundo e Pedra Azul na época.


Nenhum comentário:
Postar um comentário