Monólogo de Hamlet com Rafael A. Porto, 3m2, turma de 2013.

quinta-feira, 24 de março de 2011

The Climb by Miley Cyrus

Para iniciarmos o ano de 2011, começamos a aula falando de planos, sonhos e metas

Escolhi a música de Miley Cyrus, The Climb que fala de superação de obstáculos.

Abaixo, plano de aula, de acordo com o CBC da SEE- MG .

Eixo Temático I - Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos

I. Objetivos Gerais

. Desenvolver no aluno sensibilidade estética, para através do texto musicado, refletir sobre a linguagem utilizada pelo autor.

. Levar o aluno a pensar em si como alguém que precisa aprender lidar com situações difíceis.


II. Objetivos Específicos

. Identificar ( skimming ) o tema geral e estabelecer aspectos de suas condições de produção.

. Localizar informação específica ( scanning ).

. Identificar traços de linguagem informal presentes na música .

. Inferir significados de palavras e expressões e o modo de construir a unidade temática através do uso de metáforas.

III. Desenvolvimento das Atividades

O aluno deverá :

. Assistir ao vídeo clip, tirar dúvidas sobre a pronúncia de certas palavras e cantar .

. Interpretar oralmente algumas expressões presentes no texto . Ex: The Climb ( a subida )

The moutain/ Uphill battle , etc.

. Inferir o sentido da métafora empregada, que deu coesão temática à música.

. O professor conduz o aluno perguntando: Qual será sua primeira montanha a enfrentar como jovem? Quais as escaldas que você já está enfrentando? Que riscos/perigos você tem enfrentado? Como tem sido sua atitude diante dos conflitos? Qual a maior montanha que o jovem/adolescente enfrenta hoje?

. Escrever um pequeno parágrafo sobre o que entendeu da música.

Atividades Escritas

Dependendo do nível da turma o professor pode explorar tudo em Língua Inglesa, se for trabalhando o PIP em Português.

l. - Find the methaporical meaning of :

' The Climb " , ' The uphill battle ', ' keep my head held high", etc.

2. Rewrite the following sentences, using formal language.

' ain´t about how fast I get there"

' ain ´t about what´s waitin on the other side"

' I´ve gotta keep tryin "

3. Identify in the text more exemples of ' oral' English.

4. The Clip Review

a) What´s the title of the song?

b) Who´s the leading singer?

c) When was it released?

d) Who directed the video clip?

e) What is the song about?

f) Do you recommend this song? Why?

g) How do you rate this video clip

*POOR **BELOW AVERAGE ***AVERAGE ****BETTER THAN MOST

*****EXCELLENT.

O professor poderá perguntar se Miley Cyrus pode ser considerada ' role model', porque seu comportamento tem sido questionado por muitos....

Será que ela é um modelo para outros adolescentes?

http://http://www.youtube.com/watch?v=QNkrzRLJeU8


Nenhum comentário: