Monólogo de Hamlet com Rafael A. Porto, 3m2, turma de 2013.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um Menino Invisível - Projeto de Leitura do Turno Vesperino

Durante o mês de março de 2012, realizamos um projeto de leitura com o turno vespertino - os alunos do 1T4 e 1T5.
A professora  de Português do 1T5 Egídia, fez a leitura com os alunos e em seguida, trabalhamos a análise do livro.
As professoras: Iracy de Sociologia, Maria Izabel -  Geografia, Rejane -  Filosofia, Margareth - Artes  e Anier -  Matemática também trabalharam com o tema dos menores de rua
Vejam abaixo algumas das produções dos alunos.
O roteiro do projeto encontra-se no fim desta publicação.
Publicamos ainda o livro com os melhores textos.


Um  Menino Invisível 


FREIRE, José Marcelo Rodrigues. Um Menino Invisível. Belo Horizonte: Maza Edições, 2006.
1T4 – Filosofia – Rejane
O Menino Invisível
Vanderléia / 1T4
   Chorei por um prato de comida, daria tudo por um prato de comida,  quando vi alguém dizer:
    - não gosto de arroz!.
   Chorei por uma coberta, estava com frio, enquanto alguns dizem:
    - Não durmo em cobertor dessa marca.
    Eu daria tudo para ter o que você tem, não tenho nada.
    Ser invisível é ser visto, mas não ser apoiado.
    Ser invisível é estar em meio à multidão e não ter um rosto.
    
Ser Invisível
Jaíne Arruda Ferraz / 1T4
   Ser invisível é ser desprezado. Muitas vezes, muita gente não quer enxergar a realidade em que vivemos. Tantos meninos de rua que se sentem invisíveis por serem desprezados. As pessoas às vezes têm receio de conversar com eles ou até mesmo tocá-los.
    Eles não moram na rua por opção, é porque muitos não têm família, amigos e nem brinquedos... Se sentem invisíveis, são sozinhos, solitários, sem ter para onde ir, sem ter o que comer e sem ter com quem conversar.
    Ser menino de rua é conviver diariamente com a humilhação, com o preconceito, ser menino de rua é ser invisível, todos fingem não vê-los.
    Meninos de rua também são seres humanos... Pense nisso!

O menino Invisível
Beatriz Batista – 1T4

   A história do menino invisível é que ele não era enxergado por ninguém, todos olhavam para ele como se ele fosse um nada. Talvez porque ele não fosse igual aos outros, não tinha uma casa, não tinha roupa, não tinha família.
   Até que um dia apareceu uma senhora e lhe deu moradia, comida e roupa. Daí em diante ele passou a ser parte da sociedade.
    Enfim, dinheiro não traz felicidade, só o amor. Agora ele é um menino amado, era tudo o que ele queria – uma família e ser amado.
                      Ser Invisível  
               Kemil Marco Santos Silva  1T4  
   Ser invisível é não ter um amigo para brincar, sem uma mãe para me chamar a atenção ou um pai para ensinar o certo e o errado.
    Ser invisível é me sentir um menino que as pessoas não querem ficar perto. Ficar o dia inteiro andando pelas ruas da cidade procurando alguém que me veja ou me dê atenção.
     Eu era invisível só pelas pessoas, porque os animais me viam com clareza.
     Ser invisível é uma solidão eterna, o que eu queria é ser notado e ser amado pelo próximo.

Professora Rejane – Filosofia – 1T5
                      Ser Uma Pessoa Invisível
                        Rafael Prates / 1T5
   O que se pode esperar de uma pessoa que não pode sonhar?
   Ele vê, tão longe, na vitrine coisas que ele nunca vai poder ter.
   Se ninguém o ajudar o que ele vai fazer? Onde vai morar?  E o que vai ser quando crescer?
    Isto é hipocrisia de uma nação condenada. A sociedade prega o bem, mas o sistema só alimenta o mal.
    Se a nossa casa prospera, o povo teria que evoluir também
    Quase de manhã, mais uma noite no vazio, um  auto-desafio.
    Lá fora o mundo louco sem perdão nem compaixão – a combustão em rota de colisão, a sinfonia da destruição.
    Onde as pessoas que não têm salário, moradia ou família – são os invisíveis da sociedade – os que mais sofrem com os erros dos governantes que falharam.
    Eles são os que todos os dias lutam pela sobrevivência.
O Menino Invisível e a Matemática
Professora: Anier
Gilvanessa Souza de Almeida, 1T5
  A sociedade é um conjunto de pessoas.
  No mundo em que vivemos existem vários tipos de conjuntos. Podemos ter muitas coisas em comum, como na Matemática.
  Por exemplo, o conjunto vazio – como já diz, não tem nada. Como quando uma pessoa se sente invisível, ela se sente vazia, sozinha no mundo.
  No mundo existem pessoas que se sentem maiores e melhores e por isso excluem outras do seu convívio. Mas somos todos iguais.
  Fazem para si um conjunto unitário, só elas, mais ninguém.
  Na verdade, todos pertencemos ao conjunto da sociedade, pobres, ricos, pretos, brancos.
  Se multiplicarmos as alegrias, a felicidade, as amizades, a fraternidade nosso mundo seria mais interessante, se subtrairmos as tristezas, as coisas erradas, as drogas, nosso mundo seria muito mais interessante, não existiriam pessoas invisíveis, conjuntos vazios e unitários.

    O Menino Invisível e a Matemática
     Aline de Jesus Gomes / 1T5  
  Na Matemática vemos conjuntos de vários tipos e várias classificações. Nosso mundo também é dividido em classes. A sociedade se divide em vários conjuntos.   
  Neste mundo eu me sinto um conjunto vazio, igual ao menino invisível.
  Há pessoas que se sentem assim, simplesmente um conjunto vazio, que ninguém olha nem nota, nem presta atenção. Como um conjunto vazio não é preenchido por nenhum número, elas vivem sozinhas, sem nenhum lugar no espaço.
   Eu queria ser como um número infinito, sem saber que um dia vou morrer.
   Sabemos que 0( zero ) é o começo , mas não conhecemos o fim ... 
O Menino Invisível e a Matemática
Eliene de Jesus Silva – 1T5

    Para ele a sociedade era um conjunto, mas o menino invisível sentia-se um conjunto unitário, pois ele não tinha amigos, simplesmente era só. Existia, mas ninguém o via. Ele pertencia à rua, não à comunidade, pois vivia na rua sofrendo, sem ter o que comer, onde morar, o que vestir.
  A mulher foi a união dele, pois o transformou em uma pessoa decente e  deu-lhe uma família. Tornou-se uma interseção. Foi unido à sociedade.
O Menino Invisível e a Matemática

Danilo Modesto / 1T5
  O menino invisível é um conjunto unitário.
  Eu sou um subconjunto de minha turma, o menino invisível não pertencia à classe media.
   Depois passou a ser um conjunto universo – quando foi para a sociedade e a mulher o adotou.
  
O Menino Invisível e a Matemática
Cláudio Ivan / 1T5
  Havia um menino que se sentia um conjunto vazio, um menino que não era visto por outros elementos de outros conjuntos.
  Conjuntos completos, isto é, as classes mais altas que desprezavam os meninos de rua, não vendo aqueles que se encontram desprezados, pelos cantos, pelas esquinas das ruas. Muitos desses meninos procuram um pedaço de pão.
   Será que vão conseguir a matemática da vida vencer? 

Projeto de Leitura – Um Menino Invisível
     
Biblioteca Alaor David de Souza
Turno: Vespertino
E. E. Cassiano Mendes
Público Alvo : Alunos do lT4 e 1T5
Áreas envolvidas: Português, Sociologia, Filosofia, Artes, Geografia e Matemática. 
Duração : Duas Semanas / 0l aula para cada matéria , exceto Português 2 aulas.

Docentes envolvidos -  Professoras: Rejane, Egídia, Maria Isabel, Iracy,Margareth e Anier.
Conteúdo

 . Análise do problema dos menores de rua; 
 . Globalização e exclusão social;
 . Classes sociais;
 . Conjuntos unitário, vazio e universo;
 . Igualdade e desigualdade de conjuntos;
 . Subconjuntos;
 . A importância da arte.
Objetivo Geral
. Despertar o gosto pela leitura, fazendo o leitor se identificar com a história contada.
Objetivos Específicos 
. Leitura do livro ‘ UM Menino Invisível’ como forma de sensibilizar o aluno sobre a condição do ser humano, despertando o gosto pela leitura.
. Desenvolver espírito crítico diante da questão social do menor abandonado e da pobreza.
. Conduzir o aluno a refletir sobre sua condição de ser humano e sua potencialidade que não deve ser subestimada.
. Identificar os elementos da narrativa dentro do romance.
. Conduzir o raciocínio do aluno para que perceba a interdisciplinaridade na vida, onde tudo está interligado. Perceber que as matérias estudadas podem os levar a refletir sobre a condição humana.

Desenvolvimento
1.  Incentivar a leitura do livro, passando nas salas envolvidas, e aguçando o interesse dos alunos com as seguintes perguntas:
. Você já se sentiu invisível para alguém?
. O que é ser invisível?
. O que leva alguém a se tornar invisível?
. Qual deve ser os sentimentos de alguém que se sente invisível aos  olhos dos outros?

2.  Leitura do Livro
. Nas aulas de Filosofia e Português, no 1T5
. Nas Aulas de Filosofia e Sociologia no 1T4.
3.  Elaboração de textos reflexivos na aula de Filosofia.
‘‘ O que é Ser Invisível? “
4.  Ficha de leitura na aula de Português e elaboração  de texto narrativo  no 1T5 com a professora Egídia e no 1T4 com as professoras Maria Isabel e Iracy.
5.  Análise dos clipes de música : Garoto de Rua e Bandido com Razão de Zezé de Camargo e Luciano na aula de Sociologia. 
6.  Paráfrases – Os alunos constroem suas próprias histórias, dando outro final, criando novas circunstâncias para o personagem.
7.  Ilustração com desenhos, gravuras e pinturas com a professora Margareth.  
8.  Decoração da escola com mural, frases e cartazes dos alunos.
9.  Edição de um livro com o material recolhido dos alunos.

                                                                         Ficha de Leitura                        
1.       a) Título do Livro:
b)  Autor:
2.       Elementos da Narrativa
a)      Personagens principais.
( protagonista, antagonista, colaterais)                                                                                         
b)      Espaço ( ambiente. Procure identificar o tipo de sociedade e sua influência no comportamento dos personagens)
c)       Tempo – Descreva a época em que se passa a história.
d)      Tema – Qual o assunto da história?
e)      Identifique o protagonista.
f)       Identifique o antagonista ( o anti-herói) da história.
g)      Identifique o fato mais importante para ser o desfecho – isto é – a conclusão.
h)      Mensagem central  - ( Qual a intenção do autor ao escrever este livro )
3.       Apreciação sobre a obra
a)Dê sua opinião sobre a obra.
b)Você se identificou com algum personagem? Qual? Por quê?
c)Dê uma qualidade, isto é, caracterize com um ou dois adjetivos o personagem que você mais gostou.

4.       Estilo – Você gostou da maneira como o autor escreveu o livro? Poderia ter sido diferente?
5.       Conclusão – Você acha que valeu a pena ler esse livro? Por quê?

6.       Elabore agora o seu texto.
Dê um nome ao personagem
Onde mora ?
Como vive?
Onde estuda, se estuda...
Que qualidades/ defeitos ele possui ?
Que conflito ele vive?
Como superou seus problemas? Ou como convive com seu problema...
7.       Você conhece alguém que tenha superado problemas graves? Ou que conviva com sérios conflitos?

8.       Que qualidades alguém precisa ter para ser um vencedor e conviver com conflitos ?

 Professora Anier - Um Menino Invisível e a Matemática


Margareth, professora de Artes e o 1T4
Maria Isabel, professora de Geografia, Um Menino Invisível e a exclusão social.

Iracy, professora de Sociologia - UM Menino Invisível e as Classes Sociais.

1T5
Professora Anier e a Matemática do Menino Invisível


Professora Egídia com os alunos do 1T5

Trabalho dos alunos
Professora Rejane  ( Filosofia ) Um Menino Invisível e o sentido da vida.


                                                  1T4 e Professora Rejane

Video Assistido nas aulas de Sociologia


Nenhum comentário: